O que é o Tubeless Ready?
Um pneu tubeless ready permite andar sem câmara de ar ou seja em tubeless. Os flancos são específicos de forma a assegurar a estanqueidade e o bom suporte da jante. Tal como as jantes tubeless ready, os flancos de um pneu tubeless ready não são estanques, pelo que é essencial adicionar fluido preventivo durante a montagem. Este líquido tem uma dupla ação, uma vez que, depois de selado o pneu, atua como fluido de prevenção de furos.
Para reduzir os furos, recomendamos a montagem sem câmara de ar!
Se vais montar este pneu numa roda tubeless ready, aconselhamos vivamente que o faças sem câmara de ar, uma vez que os pneus tubeless ready foram concebidos para serem utilizados com fluido preventivo. Assim o pneu terá uma dupla proteção: a banda "Hardskin" bloqueia as perfurações, o líquido preventivo preenche os pequenos furos.
E como bónus... uma montagem mais leve e um maior conforto!
O material necessário para uma montagem Tubeless Ready.
- Uma válvula tubeless
- Uma fita de aro tubeless
- Líquido preventivo
- Uma borda compatível tubeless ready
- Uma bomba de pé ou compressor
Como montar um pneu Tubeless Ready?
Aqui está um vídeo que explica passo a passo como montar um pneu Tubeless Ready:
Inglês: https://www.youtube.com/watch?v=EhhyFMIZtH4
Francês: https://www.youtube.com/watch?v=0K8mcR1Lymo
Como encher corretamente um pneu?
Enche cuidadosamente o teu pneu. A pressão recomendada é indicada no flanco do pneu e na folha de produto.
Certifica-te também antes de cada passeio que a pressão dos teus pneus é adequada.
Conselho de profissional
Ao encheres o teu pneu, certifica-te de que exerce a pressão correta em função do terreno e, sobretudo, do tempo.
Se estiveres a conduzir em tempo de chuva, não hesites em reduzir a pressão do pneu de modo a aumentar a sua aderência.
Por outro lado, se conduzires em tempo seco, podes aumentar a pressão.
Como medir o desgaste dos pneus?
Para medir o desgaste dos seus pneus de estrada e saber quando precisam de ser mudados, é necessário observar o estado da banda de rodagem.De facto, os sinais de desgaste podem ser :
- começar a ver a banda de rodagem a esgaravatar,
- uma série de micro fissuras,
- a banda de rodagem que tende a aplanar,
- a carcaça a aparecer.
Em todos estes casos, o pneu está desgastado e precisa de ser mudado.