Stick de Hóquei em Campo FH560 Nível Intermédio Mid Bow 60% Carbono Adulto

100,00€

Concebido para adultos de nível intermédio que procuram a maneabilidade de um low bow associada a uma potência de 60% de carbono

Stick de hóquei em campo Korok adulto, ideal para evoluir no hóquei

PERGUNTAS & RESPOSTAS
Cor: Branco / PRETO / Cinza nuvens
Tamanho: Guia de Tamanhos

BENEFÍCIOS DO PRODUTO

Controlo da trajectória

Controlo da trajectória

O 60% carbono é mais exigente e o midbow facilita o controlo em dribble e push

Potência

Potência

O 60% carbono proporciona mais potência, o mid bow um push mais potente.

toque de bola

toque de bola

Stick semirrígido que aumenta a precisão

Maneabilidade

Maneabilidade

Mid bow 24mm/300 mm, 540 g e ponto de balanço a 390 mm para grande maneabilidade

Redução das vibrações

Redução das vibrações

A rigidez do carbono é compensada pela espuma PE-EVA por baixo do grip.

Preensão ergonómica

Preensão ergonómica

Grip com pespontos PU, conforto no toque, diâmetro cabo 30 mm (preensão de mão)

Durabilidade

Durabilidade

O 60% carbono e 5% aramida proporciona mais resistência

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Composição

60% carbono, 35% fibra de vidro, 5% aramida

Curvatura e peso

Mid bow; ponto máximo de curvatura: 300 mm; altura máxima da curvatura: 24 mm; Peso: 540g +/- 20 g ponto de balanço 390 mm em 36,5"

Descrição detalhada do produto

Fibra de carbono 12K 800 tex de origem japonesa (Toho Tenex) e fibra de vidro 1080 tex sobrepostas. Estrutura côncava dois canais. Aramida na cabeça. Vareta refinada p/maior preensão e maneabilidade. Cabeça a 45° para maneabilidade. Cabeça e toe refinados para maneabilidade. Espuma de 1 mm em polietileno etileno acetato de vinil (PE-EVA) por baixo do grip p/ absorção das vibrações. Um grip com pespontos em poliuretano (PU) de 1,8 mm de espessura p/ a preensão de mão. Comprimento do cabo: 42 cm.

Descrição detalhada do produto (continuação)

Diâmetro total do stick de 31 mm para a preensão de mão. Largura e perímetro da vareta a 47 cm da tampa: 3,7 cm / 10 cm.

Aprovada pelos nossos atletas

Jill Boon [ex-capitã e 302 nomeações para a seleção belga, atleta olímpica (Londres 2012), jogadora do Royal Racing Club de Bruxelas (Bélgica)]; Berta Bonastre [jogadora da seleção de Espanha, medalha de bronze na Taça do Mundo de 2018 e no Campeonato da Europa de 2019, atleta olímpica (Rio 2016), selecionada para Tóquio 2021 e jogadora do Club Egara (Espanha)], Laura Nunnink [jogadora da seleção dos Países Baixos, campeã da Europa em 2017, 2019 e 2021, vice-campeã olímpica no Rio,

Aprovado pelos nossos atletas (continuação)

e Victor Charlet [capitão da seleção de França, jogador do Waterloo Ducks (Bélgica), Taça do Mundo 2018].

De que materiais é feito um stick?

Historicamente concebidos em madeira (freixo, amoreira), a maioria dos sticks (nomeadamente os mais técnicos) são atualmente feitos com materiais compósitos (fibra de vidro, fibra de carbono e fibra de aramida; Nota: o Kevlar é a marca comercial de um tipo de aramida). Existem assim sticks 100% em madeira, em madeira com reforço em fibra de vidro e por vezes em carbono, 100% em fibra de vidro, em fibra de vidro com uma % de carbono cada vez mais elevada

De que materiais é feito um stick? (continuação)

(frequentemente com 5-10% de aramida, quando a % de carbono é muito elevada).

Para que qualidades de uso?

A fibra de vidro é mais rígida, leve e resistente à abrasão da madeira. Tem-se mais potência, mas menos controlo, uma sensação de maior dureza. O carbono é ainda mais leve e rígido, confere ainda mais potência e menor controlo se o nível de controlo técnico não for suficiente. A aramida é utilizada em complemento do carbono, na vareta para amortecer as vibrações e/ou na base pela sua alta resistência à abrasão.

Como é feito um stick em materiais compósitos?

Um stick em materiais compósitos é formado por várias camadas de fibra enroladas em volta de um centro vazio, constituído por uma ou várias cavidades longitudinais. A mistura de componentes, o número de camadas de fibra e a estrutura do centro vazio variam nas diferentes partes do stick e de um stick para outro. A simples indicação da % de carbono fornece poucas informações sobre as qualidades de utilização do stick.

Que composição escolher?

As crianças principiantes privilegiam a madeira. À medida que vão aprendendo, as crianças passam para a fibra de vidro e depois para uma % razoável de carbono. Os adultos principiantes podem começar diretamente com a fibra de vidro. Os adultos de nível intermédio e experiente escolhem o nível de carbono adaptado ao seu tipo de jogo (equilíbrio desejado com controlo e potência).

O que é a curvatura de um stick?

Um stick de hóquei não é direito, mas apresenta uma curvatura ("bow" em inglês). A curvatura caracteriza-se pela sua altura máxima (o espaço vertical máximo entre um stick pausado numa superfície plana e esta superfície) e pelo ponto em que esta altura é máxima, medida a partir da extremidade da cabeça do stick (designado ponto de curvatura máxima).

O que é a curvatura de um stick?(continuação)

Tradicionalmente um stick apresenta uma altura de curvatura máxima de 15 mm e um ponto de curvatura máxima situado a meia altura do stick.

Tipos de curvatura

Fala-se em "bow standard" (bow significa curvatura) quando a altura da curvatura máxima é de 17 a 20 mm e o ponto de curvatura máxima está situado a 300 mm. Um stick "mid bow" apresenta geralmente uma altura de curvatura máxima de 23 a 24 mm e um ponto de curvatura máxima situada a 300 mm. Para um stick "low bow", é geralmente 24 a 25 mm e 250 mm. Para um stick "extra low bow", 24 a 25 mm e 200 mm.

Norma FIH para a curvatura

De acordo com as normas FIH, o ponto de curvatura máximo de um stick de hóquei em campo deve situar-se no mínimo a 200 mm do ponto mais alto da cabeça do stick e a altura da curvatura máxima é de 25 mm.

Que curvatura escolher?

Os principiantes optarão por um stick "bow standard". Um praticante de nível intermédio ou experiente que procura essencialmente o controlo da bola, fazer um passe ou atirar, escolherá um stick "mid bow". Um praticante experiente que gosta de driblar, jogar em 3D e ter um controlo perfeito da bola nos movimentos rápidos, escolherá um stick "low bow". Para fazer "drag-flicks", escolha um stick "extra low bow".

Quanto pesa um stick?

A maioria dos sticks de adulto (tamanhos 36,5"-37,5") pesa entre 520 e 580 g. Um stick de criança tem um peso a partir dos 400 g. Note que pode existir uma diferença de 20 a 30 g nos sticks de um mesmo modelo, por causa do processo de fabrico.

Norma FIH para o peso

De acordo com as normas FIH, o peso máximo de um stick de hóquei em campo é de 737 g.A maioria dos sticks de adulto (tamanhos 36,5"-37,5") pesa entre 520 e 580 g. Um stick de criança tem um peso a partir dos 400 g. Note que pode existir uma diferença de 20 a 30 g nos sticks de um mesmo modelo, por causa do processo de fabrico.

Porque é que o equilíbrio é importante?

Com peso semelhante, é a repartição da massa no stick que é determinante. O ponto de balanço é o centro de gravidade do stick medido a partir da extremidade da cabeça. Um ponto de balanço situado mais para o cabo dará uma impressão de leveza. Facilita a maneabilidade do stick. Um ponto de balanço situado mais para a cabeça (diz-se então que o peso está na cabeça) dará a impressão de haver mais matéria na mão. Aumenta a potência do stick.

Que peso/equilíbrio escolher?

Se privilegia a maneabilidade, escolha um stick leve e um ponto de balanço alto. Se procura potência, escolha um stick pesado e um ponto de balanço menor.

Que tamanho escolher?

O tamanho de um stick mede-se em polegadas ("). 1"=2,54 cm. Para um adulto, o tamanho standard é de 36,5".Certos sticks estão disponíveis em 37,5" ou 38,5", tamanho que proporciona mais comprimento e potência. Estas estão reservados a praticantes de alto nível. Um praticante de mais de 1,80 m de altura poderá escolher um 37,5" ou um 38,5" desde que as outras características do stick (composição, curvatura, ...) estejam adaptadas ao seu nível de prática.

Norma FIH para o tamanho

De acordo com as normas FIH, o comprimento máximo de um stick de hóquei em campo é de 41" (105 cm).

Dica geral para a escolha de um stick

O stick adequado é aquele que apresenta uma boa combinação entre tamanho, composição (e estrutura interna), curvatura, peso e ponto de balanço.

Conceção

Este stick foi concebido pela nossa equipa de desenvolvimento de produto constituída por entusiastas de hóquei (chefes de produto, designers, engenheiros, modelistas, estilistas, técnicos de prototipagem e de laboratório, e atletas como Jill Boon, Berta Bonastre, Laura Nunnink, Thomas Briels, Victor Wegnez e Victor Charlet) em colaboração com

Conceção (continuação)

jogadores dos nossos clubes parceiros ou da nossa comunidade, os especialistas da Decathlon em I&D e no processo industrial de materiais compósitos e um dos dois principais fabricantes mundiais de sticks.

Informações

As informações aqui mencionadas são aquelas que são fornecidas pelo fabricante ou evidenciadas por nós a partir das amostras provenientes do fabricante.

Segmentação

adulto/nível intermédio/midbow/40-60%carbono

Tamanhos

36,5 | 37,5 |

CONCEÇÃO E TECNOLOGIA

Composição do produto

Shaft 60% Carbono, 35% Fibra de vidro (FG), 5% Aramida Punho 1 100% Poliuretano

CONSELHO DESPORTIVO

Elimine a areia que poderia aderir ao seu stick. Lave-o com um pano húmido. Retire o pó e limpe o seu grip se necessário.

TESTES

Os nossos sticks são testados em laboratório e no terreno pelo nosso painel de especialistas que os testaram em condições reais de jogos.

Aprovado por

Jill Boon (Bélgica), Lucie Breyne (Bélgica), Tiphaine Duquesne (Bélgica), Judith Vandermeiren (Bélgica), Berta Bonastre (Espanha), Manuela Urroz (Chile), Laura Nunnink (Países Baixos), Esme Burge (Inglaterra), Thomas Briels (Bélgica), Victor Wegnez (Bélgica), Jacob Draper (País de Gales) e Victor Charlet (França)

AVALIAÇÕES DOS NOSSOS CLIENTES

Loading

PERGUNTAS & RESPOSTAS