As etapas de aquisição do equilíbrio dinâmico
Antes dos 4 anos, a criança aprende a direcionar o corpo para um determinado alvo, aperfeiçoando progressivamente o avanço através da colocação dos pés ao lado um do outro. Aos 4 anos, a criança consegue caminhar colocando um pé à frente do outro, alternando sobre um suporte com a largura mínima de um pé e meio.
Aos 6 anos, a criança é capaz de caminhar encostando o calcanhar de um pé à biqueira do outro num suporte com a largura mínima do seu pé.
O desenvolvimento psicomotor:
O desenvolvimento psicomotor da criança está suportado por bases genéticas, motoras e psicológicas.
Se intervier no domínio motor, um produto pode influenciar o desenvolvimento psicomotor da criança.
Este domínio motor tem vários grandes componentes: o esquema corporal, as coordenações
dinâmicas, o equilíbrio, as coordenações olho-mão, a motricidade fina e a estruturação
temporal e espacial.
Esquema corporal
O esquema corporal é a representação que a criança tem do seu corpo, permitindo-lhe um controlo mais fino dos seus gestos, uma perceção do seu corpo e, mais globalmente, uma consciência de si. Constrói-se
antes de mais a partir de sensações e de ações ("corpo que sente é corpo que atua), antes de poder ser representado e falado ("corpo representado", desenho do boneco). Quanto mais a criança agir, mais irá melhorar o seu esquema corporal e, assim, interagir melhor.
Coordenação oculomotora
A coordenação óculo-manual agrupa todas as ações que permitem focar todas ou algumas partes do corpo: para os mais pequenos, seguir uma trajetória, e mais tarde visar, com as mãos e os pés, objetos de grandes dimensões que se vão tornando cada vez mais pequenos, para culminar nos movimentos finos de dissociação digital: tocar piano, enfiar contas, escrever.
Estruturação têmporo-espacial
A estruturação temporo-espacial inclui tudo o que diz respeito à perceção da criança relativamente ao tempo (antes/depois, atividade rítmica, dia/noite, estação do ano, etc.) e ao espaço (à frente/atrás, por cima/por baixo, à direita/à esquerda, etc.)