As etapas de aquisição do equilíbrio dinâmico
Antes dos 4 anos, a criança deve aprender a dirigir o seu corpo numa dada direção, para melhorar pouco a pouco avançando com os 2 pés lado a lado.
Aos 4 anos uma criança pode caminhar com um pé à frente do outro, alternando-os num suporte com a largura mínima de um pé e meio.
Aos 6 anos, a criança é capaz de caminhar encostando o calcanhar de um pé à biqueira do outro num suporte com a largura mínima do seu pé.
O desenvolvimento psicomotor:
O desenvolvimento psicomotor da criança está suportado por bases genéticas, motoras e psicológicas.
Se intervier no domínio motor, um produto pode influenciar o desenvolvimento psicomotor da criança.
Este domínio motor tem vários grandes componentes: o esquema corporal, as coordenações dinâmicas, o equilíbrio, as coordenações olho-mão, a motricidade fina e a estruturação temporal e espacial.
Esquema corporal
O esquema corporal é a representação que a criança tem do seu corpo, permitindo-lhe um controlo mais fino dos seus gestos, uma perceção do seu corpo e, mais globalmente, uma consciência de si.
Constrói-se antes de mais a partir de sensações e de ações ("corpo que sente é corpo que atua"), antes de poder ser representado e falado ("corpo representado", desenho do boneco).
Quanto mais a criança agir, mais irá melhorar o seu esquema corporal e, assim, interagir melhor.
Coordenação oculomotora
As coordenações olho-mão agrupam as ações que permitem apontar com todo ou parte do seu corpo: para os mais pequenos, seguir uma trajetória, e mais tarde visar, com as mãos e os pés, objetos de grandes dimensões que se vão tornando cada vez mais pequenos, para culminar nos movimentos finos de dissociação digital: tocar piano, enfiar contas, escrever.
Estruturação têmporo-espacial
A estruturação têmporo-espacial inclui tudo o que se refere à sinalização da criança quanto ao tempo (antes/depois, atividade rítmica, dia/noite, estação, etc.) e ao espaço (à frente/atrás, por cima/por baixo, direita/esquerda, etc.)