Como escolher os seus bastões de caminhada - título

Como escolher os bastões de caminhada?

Para ajudar-te a escolher os bastões de caminhada que correspondem melhor às tuas necessidades e ao teu tipo de prática, temos os melhores conselhos para ti!

Como escolher os seus bastões de caminhada?

O peso

Trata-se de um critério chave. Quanto mais leve for o teu bastão, mais maneável será e menos energia gastarás. É a matéria que o compõe que irá determinar o seu peso.
Para uma prática ocasional e até regular, um bastão de alumínio será suficiente, enquanto que para caminhadas mais intensivas, procura um bastão rígido e leve de  carbono.

Como escolher os seus bastões de caminhada?

O número de hastes

Chamamos haste ao número de partes que compõem o bastão.

Quantas mais hastes tem um bastão, mais compacto é quando dobrado.

Em regra geral, poderás escolher entre 2 ou 3 hastes. É o comprimento dobrado do bastão que impõe o seu armazenamento ou arrumação.
Para as caminhadas com múltiplas passagens que necessites de amarrar os bastões à mochila, como por exemplo passagens de escadas, privilegia os bastões com 3 hastes.

Como escolher os seus bastões de caminhada?

O sistema de ajuste

Essencial para garantir um bastão adaptado ao teu tamanho e ao terreno no qual caminhas, este critério é muito importante. Existem dois sistemas de ajuste.

O clip, também chamado bloqueador externo, é mais fácil e mais rápido para regular. Traz também mais segurança pois podes ver muito rapidamente se o teu bastão está bem bloqueado.
No que diz respeito ao parafuso, sistema de ajuste interno, é mais difícil de manusear num primeiro momento, mas é mais leve. Tenderás a querer apertar muito o parafuso para que não se desaperte, mas não deverá apertá-lo em excesso, utilizando ferramentas por exemplo, pois corres o risco de não o poderes desapertar mais depois.

Como escolher os seus bastões de caminhada?

A pega

Interessa-te primeiramente pela matéria do cabo. O plástico tem a vantagem de ser mais barato e mais rígido. Adequa-se para uma utilização ocasional ou até mesmo regular, pois continua pesado e o seu conforto não é ótimo, caso as suas mãos transpirem. 
A espuma, um pouco mais macia, assim como a cortiça, serão mais apropriados caso caminhes de forma regular ou intensiva. Estes modelos absorvem o suor e garantem uma boa preensibilidade apesar da transpiração.
A par da matéria do cabo, o formato também incide no seu conforto. Existem modelos a direito e outros mais ou menos lisos, e outros mais ergonómicos onde o formato da mão foi moldado para uma melhor preensibilidade
Por fim, nalguns bastões, encontrarás mangas, também chamadas grips, colocadas mesmo por baixo do cabo principal e alongando este último. Permitem várias posições da mão e tornam-se úteis quando caminhas em inclinação.

Como escolher os seus bastões de caminhada?

As correias

As correias têm duas funções:
-permite-te que não percas os teus bastões ou não pousá-los sempre que precisas de pegar numa garrafa de água ou na tua máquina fotográfica.
-dá-te um apoio dinâmico para utilizar devidamente os teus bastões. Assim, cansas-te menos e alivias as tuas mãos. Encontrarás alguns modelos mais acolchoados, isto sempre na ótica de um melhor conforto.
Alguns modelos de gama média e alta possuem um sistema de clips que lhe permite ajustar num instante o tamanho da correia, bem mais fácil e rápido que com uma fivela de ajuste standard.

Como escolher os seus bastões de caminhada?

A ponta

Encontramos atualmente duas matérias no mercado: as pontas de aço, que constituem um primeiro preço resistente, mas que se desgastam rapidamente e as pontas de tungsténio (tipo de mineral) mais resistente e de maior durabilidade. 
Por outras palavras, é a intensidade da tua utilização, assim como a tipologia do terreno, que irão condicionar a escolha da tua ponta.

trekking pratice

O disco

Aqui, a estação do ano tem um impacto no teu equipamento.
Para caminhar no verão, na relva, caminhos de terra, rocha ou pedras, escolhe um disco de tamanho pequeno.
Quando chega o inverno, escolhe um disco de tamanho maior para evitar que se afunde muito facilmente caso o terreno esteja móvel, como a neve fresca ou lama, por exemplo.
Os discos podem ser trocados, o que te permite ter os mesmos bastões no verão e no inverno. Não aconselhamos discos muito grandes no verão pois tendem a ficar presos nas pedras e podes cair por causa disso.

Descobre os nossos melhores conselhos

Escolher uma mochila:critérios a ter em conta

Escolher uma mochila: critérios a ter em conta

Neste guia encontrarás tudo o que precisas de saber sobre mochilas de caminhada e trekking para levares os teus pertences comodamente.