94 artigos
4.4/5 baseada em 153 avaliações recolhidas online e nas lojas

Eletroestimulação: um sistema com muitos benefícios

Embora sejam normalmente utilizados como dispositivos médicos por profissionais de saúde e fisioterapeutas para reabilitação, os desportistas também podem utilizar eletroestimuladores para a sua preparação física. Estes equipamentos são particularmente vantajosos durante os períodos de recuperação ativa, pois permitem um trabalho muscular sem esforço. De facto, após a prática desportiva, estes equipamentos têm efeitos benéficos, nomeadamente em termos de relaxamento muscular e de eliminação de factores inflamatórios após o exercício. A longo prazo, proporcionam excelente alívio das dores, tendinites e outros desconfortos que surgem após a prática desportiva intensa. A eletroestimulação também melhora o desempenho desportivo ao tonificar a massa muscular.

Como funciona um electroestimulador?

O electroestimulador foi concebido para reproduzir os processos de contração muscular que são controlados pelo cérebro. Os impulsos elétricos enviados através dos eletrodos dividem-se em dois tipos: a corrente TENS, que atua eficazmente na dor pós-exercício, muscular e articular, e a corrente EMS, que estimula as fibras nervosas e os músculos, promovendo o fortalecimento e a recuperação muscular. Como complemento de um programa de treino, o electroestimulador facilita o relaxamento muscular e melhora consideravelmente a recuperação muscular. Para tirar o máximo partido dos benefícios da eletroestimulação, recomenda-se o uso deste equipamento nas horas seguintes ao esforço físico, com frequências adequadas ao objetivo pretendido. Para uma recuperação ideal, não te esqueças das medidas habituais: hidratação, alimentação e alongamentos.

Como escolher um eletroestimulador?

Para que possas usufruir de todos os benefícios da eletroestimulação, a Decathlon dispõe de uma gama de aparelhos de alta qualidade, com e sem fios, com diferentes modos de funcionamento e programas de electroestimulação. Para escolheres o modelo que melhor se adapta às tuas necessidades, é necessário ter em conta 4 critérios essenciais:

  • Intensidade máxima do aparelho
  • Duração dos impulsos
  • Frequência dos impulsos
  • Zona alvo (electroestimulação abdominal, para pernas, braços, pés, etc.)

Para otimizares os resultados dos teus exercícios de musculação e favoreceres a recuperação muscular, poderás tirar partido de todos os benefícios de eletroestimulação.