Com material de natação
Recorrendo ao uso de prancha e tubo de natação
Dor de burro, posição errada, respiração ofegante, ou ainda os famosos "pirulitos" que não se devem engolir, são muitos os riscos do nadador que ignora a técnica de respiração.
Para evitar este tipo de contrariedades, a Nabaiji propõe-lhe alguns exercícios em diferentes treinos,com ou sem material, para melhorar a sua respiração e a sua "capacidade de fôlego".
Os exercícios propostos devem ser executados após o l'aquecimento ou durante a recuperação de forma a que esteja exclusivamente concentrado na técnica e não na velocidade ou na distância. Não tente fazê-lo rapidamente, concentre-se antes no movimento.
Recorrendo ao uso de prancha e tubo de natação
Segure na prancha de natação com o braço direito no alinhamento do corpo e coloque o braço esquerdo em oposição, ou seja, colado ao corpo, do lado esquerdo. A propulsão é feita exclusivamente graças ao batimento das pernas. A cabeça mantém-se dentro de água e deverá girar a cada 5 segundos para, de forma breve, ir buscar o ar regressando depois à sua posição para expelir o ar dentro de água.
A cada 25 metros deverá mudar de braço.
O objetivo é conseguir manter o melhor alinhamento possível entre o corpo e a prancha e a melhor flutuação realizando uma inspiração breve e uma expiração longa, sem levantar demasiado a cabeça.
Para aqueles que se sentem mais à vontade, é possível colocar a prancha de natação de lado.Continua a ser demasiado fácil para si? Coloque então os dois braços ao longo do corpo!
Para este exercício será necessário ter um controlo mínimo da inspiração e da expiração para evitar o risco de sufocar. Consiste em nadar normalmente em crawl com um tubo.
Vai assim obrigar a cabeça a manter-se direita durante toda a prática fazendo um verdadeiro esforço de expiração de modo a maximizar a inspiração.
(Durante 5 minutos)
O crawl com um braço é um método muito bom para exercitar a respiração, para além do aspecto repetitivo. Tal como indica o título, trata-se de nadar crawl com um braço e de saber colocar a respiração, os dois movimentos do lado ativo (braço direito em ação = respiração para o lado direito). A expiração será realizada de forma contínua, com a cabeça dentro de água. O outro braço, inativo, será colocado à frente do alinhamento do corpo.
A cada 25 - 50 metros deverá mudar de braço.
Mais uma vez, o objetivo é o de treinar para manter o corpo alinhado sem esquecer a respiração e a flutuação.
Treino que consiste em nadar crawl respirando em todos os movimentos dos braços (direito e esquerdo).
A dificuldade é tentar manter o corpo direito e alinhado enquanto a cabeça vai virando sem nunca parar. A respiração deve ser breve e a expiração deve ser o mais rápida possível para evitar a hiperventilação.
O objetivo do exercício é obrigar a manter uma postura direita em todas as situações, não levantando muito a cabeça para inspirar e treinando para realizar a expiração dentro de água.
NADADOR NACIONAL & LÍDER COMUNICAÇÃO